Clima
Min 24ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
domingo, 23 de Março, 2025
Redação 12 de Fevereiro, 2025
Icone - Autor

Golpes digitais cresceram 45% em 2024; veja como se proteger

Brasil
Icone - Autor
Redação 12 de Fevereiro, 2025

Com a digitalização cada vez mais presente no dia a dia, os golpes online também evoluem e se tornam mais sofisticados. De acordo com a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP), os crimes digitais cresceram 45% em 2024, totalizando 5 milhões de fraudes no ano passado.

Segundo o professor do curso de Sistemas da Informação da Estácio, Jorge Israel Silva, esse aumento está diretamente relacionado ao crescimento do uso da internet e à falta de conscientização digital. “A internet se tornou indispensável, e com isso os golpes também se sofisticaram. Pessoas mais velhas são alvos frequentes de fraudes tradicionais, mas os jovens também estão expostos a crimes em jogos e redes sociais”, alerta o especialista.

Como se proteger?

Para evitar ser vítima dessas fraudes, investir em educação digital é fundamental. “Criar senhas fortes, manter os dispositivos atualizados e ter cautela com informações compartilhadas online são medidas essenciais para reduzir a vulnerabilidade”, destaca Jorge.

Outra estratégia eficiente é ativar a autenticação em dois fatores nas contas digitais. “Esse sistema exige uma verificação extra, como um código temporário enviado por SMS ou gerado por um aplicativo. Assim, mesmo que a senha seja descoberta, os criminosos ainda precisarão de uma segunda etapa para acessar a conta”, explica o professor.

O futuro da segurança digital

Para conter o avanço dos golpes, Jorge afirma que instituições financeiras e empresas de tecnologia estão investindo em inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar fraudes de forma mais eficiente. Além disso, regulamentações mais rígidas e treinamentos de segurança cibernética devem se tornar cada vez mais comuns.

“A tendência é que as empresas estejam cada vez mais preparadas para combater fraudes, mas os usuários também precisam fazer sua parte, adotando boas práticas de segurança”, conclui o professor.

Com o cenário de crimes digitais em crescimento, a conscientização e o uso de ferramentas de proteção são fundamentais para garantir mais segurança no ambiente online.