Clima
Min 25ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
domingo, 27 de Abril, 2025
Redação 29 de Outubro, 2024
Icone - Autor

INSS alerta para nova modalidade de fraude envolvendo suposta lista de benefícios negados

Brasil
Icone - Autor
Redação 29 de Outubro, 2024

A fraude foi descoberta após um segurado no Rio de Janeiro ser notificado judicialmente sobre uma ação em seu nome

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam redobrar a atenção para evitar fraudes. Entre as novas modalidades de golpe identificadas, destaca-se a alegação de que segurados estariam em uma suposta “lista de benefícios negados” pelo INSS. A fraude foi descoberta após um segurado no Rio de Janeiro ser notificado judicialmente sobre uma ação em seu nome, na qual o autor tentava reverter o suposto indeferimento de benefício com base em uma listagem de pedidos negados.

De acordo com Flávio Souza, coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência do INSS no Rio de Janeiro, o instituto desconhece qualquer lista pública de benefícios indeferidos que permita o acesso de terceiros a dados de segurados. Ele reforça que as informações sobre concessão ou indeferimento de benefícios são divulgadas exclusivamente para os segurados e seus representantes legais cadastrados. “É essencial que os segurados protejam seus dados e desconfiem de abordagens suspeitas”, alertou Souza.

O INSS também esclareceu que os contatos oficiais com segurados são realizados apenas por SMS, mensagens no aplicativo Meu INSS, telefone, carta com aviso de recebimento ou pela rede bancária. Para denúncias, o segurado pode utilizar o canal Fala.BR ou o telefone 135. Souza ainda lembra que todos os serviços do INSS são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Principais modalidades de golpe identificadas:

  • Phishing: E-mails e mensagens falsas tentam obter dados pessoais e senhas dos beneficiários, disfarçados de comunicação oficial do INSS.
  • Roubo de identidade: Criminosos utilizam informações roubadas para requerer benefícios fraudulentos.
  • Documentos falsos: Fraudes envolvendo documentos ideologicamente falsos para concessão de benefícios indevidos.
  • Falsos servidores: Pessoas se passando por funcionários do INSS tentam obter dados e documentos diretamente dos segurados.