Mais de 15 milhões de brasileiros queimam lixo em casa, aponta IBGE
Segundo instituto, cerca de 18 milhões de moradores do país não possuem acesso a sistema de coleta de lixo ou caçambas adequadas
Aproximadamente 18 milhões de brasileiros enfrentam a ausência de um sistema de coleta de lixo ou caçambas adequadas, sendo obrigados a realizar o descarte final em suas próprias residências ou em terrenos baldios, de acordo com dados divulgados pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23).
A pesquisa ainda revela que 15,9 milhões de brasileiros optam por queimar o lixo em suas propriedades, enquanto mais de meio milhão enterram os resíduos nas proximidades de suas moradias.
Em 2022, a coleta direta ou indireta de lixo alcançou 90,9% da população. Desse total, 82,5% tinham acesso à coleta domiciliar por meio de serviços de limpeza, enquanto 8,4% depositavam os descartes em caçambas próprias do serviço de limpeza. Apesar desses números, um em cada dez não realiza o depósito adequado do lixo.
Outro dado relevante é que as cidades mais populosas apresentam os maiores índices de atendimento aos serviços de coleta. Nas localidades com mais de 500 mil habitantes, 98,9% afirmaram ter acesso a esse tipo de serviço.