
MEC divulga lista de pré-selecionados para o Fies 2025 do segundo semestre
Estudantes devem complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (29) a lista de pré-selecionados para a segunda edição de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessível por login no Gov.br.
Os candidatos pré-selecionados devem complementar a inscrição entre os dias 30 de julho (quarta-feira) e 1º de agosto (sexta-feira). Após essa etapa, será necessário comprovar as informações fornecidas na inscrição, de forma presencial ou digital, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, em até cinco dias úteis.
O Fies oferece financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições particulares que participam do programa e tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A classificação é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Nesta edição, o programa registrou 276.140 inscrições, referentes a 111.402 candidatos, cada um com direito a indicar até três opções de curso. Ao todo, estão sendo ofertadas 74,5 mil vagas, das quais 50% são destinadas ao Fies Social, voltado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Os candidatos não convocados na chamada única estão automaticamente incluídos na lista de espera, cuja convocação ocorrerá entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro. A cada nova chamada, os pré-selecionados terão até três dias úteis para complementar a inscrição no sistema. As convocações visam preencher vagas remanescentes.