Clima
Min 21ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 22 de Outubro, 2025
Redação 09 de Março, 2025
Icone - Autor

Ministra Margareth Menezes critica justificativa de jurada e defende Unidos de Padre Miguel

Brasil
Icone - Autor
Redação 09 de Março, 2025

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se manifestou com indignação diante da justificativa de uma jurada para a perda de 0,1 ponto no samba-enredo da Unidos de Padre Miguel (UPM). A decisão gerou forte repercussão, levantando acusações de racismo religioso e desrespeito à ancestralidade afro-brasileira.

Na justificativa para a nota descontada, a jurada argumentou que a letra do samba possuía “trechos de difícil entendimento devido ao excesso de termos em iorubá (muitas estrofes)”. A declaração causou revolta, levando Margareth Menezes a se posicionar publicamente.

“Isso não é só um erro de julgamento, é um desrespeito à nossa ancestralidade. O samba nasceu da resistência! Todo apoio à Unidos de Padre Miguel e a todas as escolas que levam a cultura afro-brasileira para a avenida com orgulho!”, afirmou a ministra.

Diante da polêmica, a Liesa anunciou que analisará o recurso da UPM. Durante o Desfile das Campeãs, no sábado (8), o presidente da entidade, Gabriel David, garantiu que a Liga não tolerará qualquer tipo de racismo religioso.

“O requerimento será levado à frente. Não vamos aceitar qualquer tipo de discriminação em nosso Carnaval”, declarou David ao canal Multishow.