
Pai lança livro denunciando os perigos das redes sociais após pedido de ajuda de filha de 12 anos: “Pai, me interna”
Obra narra drama familiar envolvendo vício digital, automutilação e internação psiquiátrica

Um pai precisou tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida após ouvir a própria filha de 12 anos pedir para ser internada. A adolescente estava imersa num vício em redes sociais e enfrentava episódios de automutilação, isolamento, mudanças bruscas de comportamento e envolvimento em desafios perigosos. A história real virou livro e está sendo lançada com o título Aconteceu com Minha Filha – Uma história real sobre os abismos sombrios da internet, pela Geração Editorial.
Assinado com o pseudônimo Paulo Zsa Zsa, o autor decidiu mudar nomes e situações para preservar a identidade da filha e da família. A jovem, identificada na obra como Júlia, chegou a tentar o suicídio após participar de uma “brincadeira” online. Foi a partir daí que o pai começou a relatar o que vivia. A obra, além de denúncia, funciona como um alerta sobre os riscos da exposição precoce e descontrolada ao ambiente digital.
Durante o processo, ele descobriu que a menina fazia parte de um grupo que incentivava práticas de automutilação, humilhação pública e outros comportamentos de risco como forma de pertencimento e entretenimento. Sem saber como reagir, o pai passou por sentimentos de culpa, raiva e impotência até decidir internar a filha numa clínica psiquiátrica e cortar totalmente o acesso às telas.
“Quando leio uma notícia de um adolescente vítima da internet, tenho mais certeza da importância desse alerta. Se meu livro puder evitar uma única tragédia, já terá cumprido seu propósito”, afirma o autor.
A contracapa do livro conta com depoimentos do pediatra Daniel Becker e do influenciador digital Felipe Neto. “É uma história do nosso tempo e que precisa ser lida. Para que nossos filhos e filhas possam viver em paz, com saúde física e mental”, afirma Becker. Felipe Neto complementa: “Vivemos uma epidemia de crimes online”.
Toda a renda obtida com a venda do livro será destinada ao Instituto Felipe Neto, que desenvolve ações de apoio psicológico e educação midiática preventiva para estudantes de escolas públicas que foram vítimas de crimes online.
O livro está em pré-venda na Amazon.