Clima
Min 24ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 07 de Novembro, 2025
Redação 17 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Sociedade civil apresenta plano com seis eixos prioritários para o sucesso da COP30 em Belém

Brasil
Icone - Autor
Redação 17 de Outubro, 2025

Documento propõe metas de redução de emissões, transição energética justa e financiamento climático ambicioso para conter o aquecimento global

Organizações e movimentos da sociedade civil apresentaram nesta quinta-feira (16) um documento com seis eixos prioritários para o sucesso da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que será realizada em Belém, em novembro.

O material é resultado de dois dias de debates durante o evento O Caminho para Belém, em Brasília, e alerta que a humanidade não pode perder mais um ano na luta contra o aquecimento global, reforçando a urgência de limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5°C.

O texto pede que a conferência entregue resultados concretos e consistentes em todos os seus pilares, de modo a recuperar a confiança na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e elevar o nível de ambição climática global.

Entre as propostas, estão a redução das emissões com equidade, a criação de um mecanismo global para transições justas, a definição de um calendário de transição energética, o fortalecimento do financiamento climático público e o combate ao desmatamento até 2030.

“A primeira COP da Amazônia tem a oportunidade de deter e reverter o desmatamento e ampliar o financiamento climático público”, afirmou Anna Cárcamo, especialista em política climática do Greenpeace Brasil.

O documento também reforça a importância de garantir a inclusão de povos indígenas, quilombolas e comunidades locais nas decisões sobre adaptação e resiliência climática.

A iniciativa foi articulada por entidades como Greenpeace, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Talanoa, LACLIMA, Observatório do Clima, Plataforma CIPÓ, TNC Brasil, Transforma e WWF-Brasil.