VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro
Agressor disse se tratar de uma 'brincadeira' e afirmou que ambos estavam sob efeito de entorpecentes
Um homem negro, identificado como Djalma Rosa da Costa, foi agredido com cintadas nas costas por um homem branco chamado Ralf Vilaça, de 44 anos, que ofereceu R$ 10 para cometer o ato. O caso ocorreu em Itaúna (MG) no último dia 10 de novembro, mas só ganhou repercussão nesta semana, após o vídeo da agressão viralizar. O agressor foi preso nesta quinta-feira (21) pela Polícia Militar.
No vídeo, Vilaça aparece fazendo declarações desconexas e retira o cinto para agredir Djalma, que está sem camisa. Entre risos ao fundo, o agressor justifica o ato como uma “brincadeira” e afirma que o dinheiro seria usado para drogas. Em depoimento, ele minimizou o ocorrido: “Foi uma resenha. Peço desculpas, mas foi só uma brincadeira”, declarou, alegando que ambos estavam sob efeito de entorpecentes.
Djalma, que é acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, recebeu acolhimento após o caso. A prefeitura informou que a curadora legal da vítima foi orientada a formalizar a denúncia e que o homem continua recebendo suporte multiprofissional.
A Polícia Militar identificou e prendeu Vilaça em Pará de Minas, sua cidade de origem. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar a agressão, que gerou indignação nacional, especialmente por ter sido divulgada na semana do Dia da Consciência Negra.
Ver essa foto no Instagram