Administração de prédio afirma que elevador estava em manutenção regular antes de acidente fatal
A administração do edifício Splendor Reserva do Horto, onde ocorreu a queda de um elevador que resultou na morte de duas pessoas, informou nesta sexta-feira (15) que o equipamento havia passado por uma avaliação no último dia 9 deste mês e não apresentou nenhum defeito.
Segundo a administração, os quatro elevadores do prédio, sendo dois sociais e dois de serviço, passam por avaliações periódicas e manutenção preventiva regularmente.
A empresa responsável pela manutenção, Atlas Schindler, afirmou que as avaliações indicavam que os elevadores estavam “em perfeitas condições de operação no momento do ocorrido”. Sobre um comentário técnico registrado no último laudo, que mencionava uma correia do operador de porta solta, a empresa explicou que o problema foi solucionado durante a visita técnica e não representava risco de queda.
Em nota, a administração informou que está prestando todos os esclarecimentos necessários às autoridades e aguarda a conclusão da perícia conduzida pela Polícia Civil da Bahia e pela própria Atlas Schindler para identificar a causa do acidente.
Confira a nota na íntegra:
“O Condomínio Splendor Reserva do Horto informa que, desde 1º de fevereiro de 2021, mantém um contrato de “Atendimento Avançado Total” com a empresa Elevadores Atlas Schindler, especializada na manutenção dos elevadores e fabricante do equipamento em questão. Este contrato garante a manutenção integral de todos os equipamentos do edifício, incluindo dois sociais e dois de serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela fabricante.
Todos os equipamentos passam mensalmente por avaliações periódicas e por processo de manutenção preventiva, realizadas exclusivamente pela Atlas Schindler, e, segundo a empresa, estavam em perfeitas condições de operação no momento do ocorrido.
Na última avaliação mensal de rotina realizada pela Atlas Schindler no dia 09 de novembro, o técnico responsável validou integralmente a segurança do equipamento. O comentário técnico disposto no laudo, segundo informação da própria empresa ao condomínio, refere-se ao serviço que foi realizado nesta visita e não se relaciona com risco de queda.
A administração do condomínio vem prestando todos os esclarecimentos necessários à autoridade policial e aguarda a conclusão da perícia conduzida pela Polícia Civil da Bahia e pela própria Atlas Schindler para identificar a causa do acidente. Toda comunidade do condomínio está transtornada com o acontecimento e se solidariza profundamente com a dor das famílias das vítimas.
Administração do Condomínio Splendor Reserva do Horto.”