Clima
Min 22ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 18 de Setembro, 2025
Redação 02 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Alunos da Ufba protestam contra falta de vagas em disciplinas de Medicina

Cidade
Icone - Autor
Redação 02 de Setembro, 2025

Estudantes alegam que problema pode atrasar formação; Reitoria promete ampliar oferta

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizaram, nesta segunda-feira (1º), um protesto em frente à Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador, contra a baixa oferta de vagas em disciplinas obrigatórias da graduação. Cerca de 40 alunos participaram do ato.

Representantes do Diretório Acadêmico se reuniram com a administração da universidade para discutir a situação. Segundo os estudantes, a dificuldade para se matricular nas matérias pode comprometer o fluxo acadêmico e atrasar a formatura.

“Nós, estudantes de Medicina da Ufba, estamos enfrentando sérios problemas relacionados à matrícula nas disciplinas obrigatórias. Essa situação tem origem em diversos fatores, principalmente no contexto da pandemia, quando o ingresso de novos alunos continuou mesmo sem aulas presenciais”, afirmou o estudante Hiago Herédia ao Jornal Correio.

O vice-reitor Penildon Silva Filho reconheceu o impacto da pandemia no planejamento acadêmico e disse que a universidade vai buscar soluções. “A reivindicação dos alunos é legítima. Eles merecem ter oferta de vagas necessária para dar continuidade ao seu fluxo acadêmico. Estamos levantando, na administração central, o planejamento acadêmico, e amanhã teremos uma reunião com os departamentos de Medicina para ver de que forma podemos conseguir uma oferta maior de vagas”, declarou. Entre as medidas estudadas está a abertura de novas turmas.

A situação não é exclusiva do curso de Medicina. Na semana passada, o Correio publicou a denúncia de alunos de Direito com atraso na contratação de professores, o que comprometeu o cronograma de aulas. Uma disciplina obrigatória só teve professor a partir de julho, a menos de um mês do fim do semestre, resultando em aulas intensivas e dificuldades para lançar notas no sistema.