Clima
Min 20ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
sábado, 23 de Agosto, 2025
Redação 23 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Atleta atropelado em Salvador deixa UTI e diz que vai continuar correndo: “de cadeira de rodas, muleta ou prótese”

Cidade
Icone - Autor
Redação 23 de Agosto, 2025

O atleta amador Emerson Pinheiro, de 29 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE) na sexta-feira (22). O corredor foi atropelado por Cleydson Cardoso Costa Filho, filho da vereadora Débora Santana (PDT), na orla da Pituba, em Salvador. 

O jovem teve a perna direita amputada, segue internado na enfermaria, e já afirmou aos familiares que continuará correndo mesmo diante das sequelas.

Em conversa com a avó, Maria do Carmo,  o atleta falou sobre sua determinação de continuar praticando esporte. 

“Oh vó, não fique triste não. Eu vou seguir toda a minha jornada. Vou correr de cadeira de rodas, de muleta ou de prótese, mas em nome de Jesus vou resolver tudo”, contou Maria do Carmo à TV Bahia.

O acidente ocorreu no dia 16 de agosto, durante um treino coletivo para uma maratona em Buenos Aires, na Argentina. O grupo passava pela orla da Pituba quando o veículo invadiu a calçada, atingindo Emerson, um poste e uma barraca de acarajé. Além da amputação, o corredor sofreu fraturas na outra perna.

O motorista, Cleydson Cardoso Costa Filho, de 26 anos, foi preso em flagrante com sinais de embriaguez e teve prisão preventiva decretada. Ele foi transferido para o Complexo Penal da Mata Escura e exonerado do cargo de secretário parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O choque da perda da perna ainda o afeta, segundo o amigo e também atleta Júnior Cavalcante. “Ele se alimentou hoje, mas ainda está em choque desde que recebeu a notícia. Nesse momento, temos que estar orantes e torcendo para que em breve ele esteja conosco”, disse Cavalcante.