Codesal aciona 13 sirenes em Salvador e mantém alerta máximo após chuva três vezes acima da média
Nos últimos três dias, Salvador registrou 255 mm de chuva em algumas regiões, quase três vezes acima da média histórica de 91 mm prevista para todo o mês de outubro. Devido ao volume intenso, a Codesal acionou 13 das sirenes de alerta da cidade, mantendo a população em estado de atenção máxima.
O diretor-geral da Codesal, Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, explicou que o acionamento foi necessário após o acúmulo de mais de 150 mm em 72 horas e destacou que apenas uma sirene não precisou ser disparada. Além disso, rajadas de vento superiores a 75 km/h provocaram destelhamentos e quedas de árvores.
Moradores das áreas de risco foram abrigados ou recepcionados pelas equipes da Codesal e da Secretaria de Promoção Social, com apoio da Secretaria de Manutenção (Seman), da Coelba e de outros órgãos municipais, atuando em deslizamentos, desabamentos e danos estruturais.
A previsão indica novas pancadas de chuva nesta quinta-feira (20). “Com o solo já encharcado, é apontado ainda um risco muito grande e todos devem manter-se em estado de atenção” alertou o diretor.
O atendimento da Defesa Civil é mantido 24 horas por dia pelo número 199.
Ver essa foto no Instagram