
Codesal inicia ciclo de simulados de evacuação em áreas de risco de Salvador
Primeira ação ocorreu na comunidade de Vila Picasso, localizada na Capelinha de São Caetano

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) deu início, nesta segunda-feira (27), ao ciclo de simulados de evacuação em áreas de risco, etapa preparatória para a Operação Chuva 2025. A primeira ação ocorreu na comunidade de Vila Picasso, localizada na Capelinha de São Caetano.
Durante a mobilização, que começou às 14h30, equipes munidas de megafones instruíram os moradores a evacuarem suas casas assim que a sirene do Sistema de Alerta e Alarme fosse acionada. O ponto de abrigo para os participantes foi a Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes.
“O objetivo dos simulados é preparar as comunidades para situações de emergência, como chuvas fortes que possam provocar deslizamentos, alagamentos e soterramentos. Além disso, buscamos capacitar lideranças comunitárias para que atuem preventivamente e salvem vidas”, explicou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal.
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, destacou o papel essencial dos voluntários do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) nas operações. “Eles têm um papel central ao alertar os moradores e guiá-los para os pontos de apoio durante períodos de instabilidade climática. Suas contribuições são baseadas em um mapeamento prévio das rotas de fuga, feito em colaboração com a própria comunidade”.
As atividades se estendem até o dia 4 de fevereiro, abrangendo outras comunidades da capital baiana. Confira o calendário completo:
- Baixa do Cacau: 28 de janeiro
- Bom Juá: 29 de janeiro
- Calabetão: 30 de janeiro
- Voluntários da Pátria: 31 de janeiro
- Moscou I e II: 3 de fevereiro
- Bosque Real: 4 de fevereiro
A iniciativa reforça o compromisso da Codesal em prevenir desastres e capacitar a população para lidar com situações de emergência, minimizando os impactos das chuvas em Salvador.