
Cremeb responde acusações de racismo em campanha publicitária
Além de Sílvio, a vereadora Laina Crisóstomo também criticou a peça

Após a repercussão dos outdoors usados na campanha do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), uma nota foi divulgada para responder às acusações de racismo relacionadas à campanha publicitária exibida em Salvador. A peça apresentava uma médica negra em uma foto duplicada, acompanhada da frase: “Uma delas é falsa. Na dúvida, consulte o site do CREMEB.”
Na nota, o Cremeb esclareceu que o outdoor mencionado é apenas um dos três modelos utilizados na campanha, cujo objetivo é combater o exercício ilegal da medicina. A autarquia destacou que busca refletir a pluralidade da sociedade em suas ações, garantindo representação e respeito a diferentes grupos.
“Enfatizamos que o exercício ilegal da medicina ocorre entre pessoas de todas as etnias, cores, gêneros e faixas etárias. A campanha reflete a diversidade da nossa sociedade e tem como objetivo alertar a população sobre a importância de confiar sua saúde a profissionais qualificados. Na dúvida, consulte o site do Cremeb”, concluiu o comunicado.
O vereador Sílvio Humberto (PSB) protocolou uma moção de repúdio à campanha na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Em resposta, o Cremeb defendeu a campanha, destacando que também há versões com médicos brancos expostas em outdoors pela cidade. Além de Sílvio, a vereadora Laina Crisóstomo, do mandato coletivo Pretas Por Salvador, também criticou a peça. “Racismo absurdo do Cremeb! Vamos continuar denunciando até que não seja mais necessário dizer o óbvio!”, escreveu Laina em suas redes sociais nesta quarta-feira (16).