Doações de fim de ano: Salvador tem mais de 150 coletores públicos de roupas e calçados usados
Operações nos pontos de coleta do Repense Reuse está reforçada neste período para auxiliar quem quer doar têxteis para reaproveitamento
O fim de ano é uma época em que muitas famílias separam roupas para doação e, neste período, Salvador está com operação reforçada do projeto Repense Reuse para acolher esse movimento. A capital e região metropolitana contam com 157 contêineres de coleta de peças de vestuário para reaproveitamento. Os pontos ficam em shoppings, praças públicas e grandes mercados, proporcionando mais acessibilidade para quem deseja doar.
A lista completa de pontos de entrega pode ser encontrada no site do projeto https://repensereusebrasil.org.br/#where-donate, que é executado pela Humana Brasil.
Após a coleta, as doações são encaminhadas ao Centro de Armazenamento e Triagem do Repense Reuse, onde passam por um processo de seleção. Os itens em bom estado e com potencial de reaproveitamento são direcionados para as Lojas Humana, localizadas nos bairros de Itapuã, Piedade e Uruguai, ou para reutilização criativa, que os transforma em novos produtos através de costureiras e sapateiros.
Nessas lojas, as roupas são vendidas a preços acessíveis, facilitando o acesso a vestuário de qualidade. Todo o lucro é direcionado para projetos sociais em comunidades em situação de vulnerabilidade, onde são promovidos, por exemplo, cursos de capacitação em corte e costura, confecção de acessórios, recuperação de natureza degradada, assistência técnica para pequenos agricultores e mais.
Essa é uma oportunidade para que os soteropolitanos colaborem com a sustentabilidade, ao evitar o descarte inadequado de têxteis pós-consumo. Ao mesmo tempo, a população doadora ajuda a gerar empregos verdes e apoiar comunidades locais.