Estudantes de Salvador terão ônibus gratuitos nos dois domingos de Enem
Os estudantes de Salvador que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste e no próximo domingo (9 e 16 de novembro) poderão utilizar o transporte público de forma gratuita, segundo anunciou o prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (7). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Para ter acesso ao benefício, o aluno deverá utilizar o cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, entre 10h e 20h. A gratuidade vale para ônibus regulares, BRT e o Sistema de Transporte Complementar (STEC). O estudante não precisará apresentar comprovante de inscrição, mas o cartão deve estar ativo e válido.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a medida tem o objetivo de garantir mais tranquilidade aos participantes do exame. “Essa é uma política pública de inclusão social para a juventude de nossa cidade”, afirmou.
Já a secretária Fernanda Lordêlo, da SPMJ, destacou que o benefício representa apoio financeiro e emocional às famílias. “Essa gratuidade ajuda a reduzir gastos e traz mais tranquilidade aos jovens que vão fazer uma prova decisiva para o futuro”, disse.
Além da gratuidade, a Semob preparou uma operação especial para os dias de prova, com 143 ônibus extras distribuídos em 72 linhas e 21 terminais, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras. “Estamos fazendo todo o possível para que os estudantes cheguem aos locais de prova com conforto e segurança. É importante sair de casa com antecedência”, alertou Pablo Souza.