Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 06 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Flipelô 2025 começa nesta quarta (6); confira a programação

Cidade
Icone - Autor
Redação 06 de Agosto, 2025

Neste ano, a Festa irá homenager o romancista Dias Gomes

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) dá início à sua edição de 2025 nesta quarta-feira (6), no Centro Histórico de Salvador. Com atividades até domingo (10), o evento deve atrair mais de 250 mil pessoas ao longo dos cinco dias, reunindo autores, leitores e artistas em uma ampla programação voltada à literatura, à cultura afro-brasileira e à valorização da produção baiana.

Promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a Flipelô ocupa diversos espaços históricos da capital com oficinas, debates, contações de histórias, apresentações musicais, espetáculos teatrais e ações de incentivo à leitura e à criação literária.

Voltado ao público infantil, o espaço Casa Kaê Erê será montado na Casa Amarela, no Largo do Pelourinho, com atrações como a “História Musicada: Dias Sonhados por Gomes”, o espetáculo “O Mundo Fantástico de Dias Gomes” e o “Bailinho da Ziza”. O local também marca a abertura da Semana do Bebê.

Na Casa do Benin, localizada na Rua Padre Agostinho Gomes, a programação inclui a Oficina de Quadrinhos com o ilustrador Hugo Canuto, conhecido por obras inspiradas na ancestralidade e nos orixás, além do Encontro de Autores do Selo João Ubaldo Ribeiro, que promove reflexões sobre os desafios da escrita contemporânea. O público poderá participar de sorteios de livros e revistas durante as atividades.

A Casa do Carnaval também participa da Flipelô com um mural interativo sobre enredos de Carnaval inspirados na obra de Dias Gomes, autor homenageado da edição, visitas guiadas e um Carnaokê Especial com repertório de marchinhas e sambas-enredo.

O evento também reforça o compromisso com a acessibilidade. No Terreiro de Jesus, o espaço “Posso Ajudar” terá profissionais capacitados para acolher pessoas com deficiência, além de intérpretes de Libras, audiodescritores e guias de acessibilidade em todo o circuito.

A feira “Empreender com Elas” conecta literatura e empreendedorismo feminino, reunindo mães empreendedoras em pontos estratégicos da Flipelô e celebrando a festa de Santa Dulce dos Pobres com protagonismo e diversidade.