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Redação 18 de Setembro, 2025
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Governo promete nova data para início de obras da Ponte Salvador–Itaparica

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Redação 18 de Setembro, 2025

O Governo da Bahia confirmou nesta quarta-feira (17) que a construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica terá início em junho de 2026, com previsão de conclusão para 2031. O anúncio foi feito pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante a apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Com 12,4 quilômetros de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a estrutura será a maior ponte da América Latina construída sobre lâmina d’água. Segundo o projeto, a ligação terá início na região do Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador, e chegará até a localidade da Gameleira, no município de Vera Cruz.

Além da ponte em si, o empreendimento inclui a construção de uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001. Em Salvador, o acesso será integrado à Via Expressa por meio de túneis e viadutos, conectando ainda as avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes.

O cronograma prevê a instalação, em maio de 2026, de uma plataforma provisória que dará suporte às obras. O governo estima que o sistema rodoviário completo vai gerar cerca de sete mil empregos diretos e beneficiar aproximadamente 10 milhões de baianos em 250 municípios.

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Itaparica será composto por cinco etapas:

1. Acessos viários em Salvador

2. Ponte Salvador–Ilha de Itaparica

3. Ligação da ponte à nova variante rodoviária na Ilha

4. Construção de uma variante em Itaparica, desviando o tráfego de Mar Grande

5. Recuperação e duplicação da BA-001, de Cacha Prego até a cabeceira da Ponte do Funil

Segundo Mateus Dias, superintendente de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto está em fase de licenciamento ambiental. Ele explicou que comunidades tradicionais da ilha estão sendo ouvidas e que os estudos ambientais estão em andamento no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Durante a apresentação, também foi detalhado que uma secretaria especial, a Seponte, será responsável pela condução inicial do projeto, até que a gestão seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP).