Greve dos garis entra no segundo dia e mantém Salvador sem coleta de lixo
Categoria afirma que serviços seguem suspensos e condiciona fim da greve ao avanço de projeto que regulamenta a profissão
A greve dos garis e margaridas de Salvador continua sem previsão de encerramento e deve seguir nesta terça-feira (23). A mobilização faz parte de um movimento nacional da categoria em defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Em vídeo enviado a reportagem, é possível ver um acúmulo grande de lixo na Segunda Travessa Pedro Gama, bairro da Federação.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp), a coleta de lixo e os serviços de varrição permanecem suspensos na capital baiana. A coordenadora da entidade, Ana Rabello, afirmou que a continuidade do movimento será discutida em uma avaliação nacional, mas adiantou que a greve permanece.
Segundo a dirigente sindical, o retorno das atividades está diretamente ligado ao andamento do projeto de lei que busca regulamentar a profissão e ampliar direitos trabalhistas da categoria.
Mesmo com a greve, o sindicato informou que equipes poderão ser mobilizadas para atender demandas essenciais, como a coleta de resíduos hospitalares. A medida busca evitar impactos em unidades de saúde durante o período de mobilização.