Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Plataforma
Na noite desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Salvador realizou a entrega de 100 residências reformadas no bairro Plataforma, por meio do programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) esteve presente na comunidade do Bariri, que foi beneficiada nesta nova etapa da iniciativa. Com essa ação, o bairro alcança o total de 1.293 casas reformadas desde o início do programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).
Durante o evento, Bruno Reis ressaltou o impacto do programa, que se tornou referência não só na capital baiana, mas em todo o país. “O Morar Melhor nasceu a partir de uma demanda da população. Eu e o então prefeito ACM Neto percebíamos nas ruas que as pessoas pediam até mesmo materiais básicos, como blocos e telhas, para suas casas. Por isso, fomos chamados para criar um programa de reforma residencial que, hoje, serve de modelo para várias cidades brasileiras e é muito requisitado pelas comunidades”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis também destacou os benefícios para a saúde dos moradores proporcionados pelas reformas. Ele explicou que o programa prioriza a troca de telhados para resolver problemas relacionados ao calor excessivo e infiltrações. Um dos moradores beneficiados, o pedreiro aposentado Gildásio Francisco dos Santos, de 67 anos, relatou que a situação da casa melhorou significativamente após a reforma. “Antes, quando chovia, tinha goteiras por toda parte e eu temia que o telhado caísse, porque a madeira estava muito comprometida. No verão, parecia que o sol batia direto na minha cabeça. Agora, minha casa está mais ventilada e confortável, e isso mudou completamente nossa qualidade de vida”, contou emocionado.
As melhorias realizadas na casa de Gildásio e sua família incluíram a substituição do telhado, reparos no reboco, instalações elétricas e hidráulicas, contrapiso na varanda, pintura e a instalação de portas e janelas. “É tão bom que agora dá até gosto receber os parentes”, completou.
O programa e seus resultados
Desde sua criação, em 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 56 mil casas em mais de 300 comunidades da capital baiana. A meta é atingir a marca de 60 mil residências até o fim deste ano. Reconhecido como o maior programa de melhorias habitacionais do Brasil, ele tem servido como inspiração para a criação de iniciativas semelhantes em outras localidades.
As intervenções do programa abrangem serviços variados, como reboco, assentamento de pisos, pintura, substituição de telhados, kits sanitários, portas e janelas. A seleção dos bairros atendidos considera fatores como condições precárias, dados do IBGE, alta concentração de residências sem revestimento, índices de pobreza e prevalência de mulheres chefes de família. O programa não contempla imóveis em situação de risco, alugados ou famílias com renda superior a três salários mínimos.