Prefeitura de Salvador informa que 78% das escolas já funcionam durante greve da educação
A Prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (10) que 78% das escolas municipais já retomaram as atividades, mesmo com a greve dos profissionais da educação. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), 321 das 412 unidades de ensino estão em funcionamento, número que vem crescendo com o retorno gradual dos educadores.
A gestão municipal reforçou o apelo para que os trabalhadores ainda em greve encerrem o movimento, destacando os avanços concedidos na campanha salarial de 2025. Entre eles, reajustes salariais entre 9% e 18%, acima do piso nacional de 6,27%, e garantias de que nenhum professor receberá menos do que o piso atual de R$ 4.867,77.
Além disso, a Prefeitura afirma ter negociado melhorias como a atualização de gratificações, ajuda de custo para docentes das ilhas, e a possibilidade de conversão da licença-prêmio em pecúnia. Também foi pactuada a criação de novas vagas em níveis superiores da carreira, valorizando a formação continuada.
A administração municipal afirma que não haverá novas rodadas de negociação enquanto a paralisação persistir e ressalta que a greve foi considerada ilegal por decisões judiciais desde 7 de maio, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Prefeitura concluiu pedindo que os profissionais retornem às salas de aula para garantir o direito à educação dos estudantes da rede pública.