Programa Morar Melhor retorna à Federação e entrega mais 100 casas reformadas
O programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador, entregou nesta sexta-feira (3), mais 100 casas reformadas no bairro da Federação, somando 737 residências beneficiadas na região desde o início da iniciativa. O programa atua em áreas de maior vulnerabilidade social e tem como objetivo melhorar as condições de moradia, devolvendo dignidade e autoestima às famílias.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. “Quando, lá em 2015, começamos o Morar Melhor, tínhamos a exata compreensão do alcance dessa iniciativa para a população, do quanto iria garantir mais dignidade. E, nesses 10 anos, são 60 mil famílias alcançadas”, disse Bruno Reis.
Segundo a Seinfra, a seleção das localidades considera dados do IBGE, priorizando áreas com maior número de domicílios de alvenaria sem revestimento, famílias chefiadas por mulheres, idosos e pessoas com renda até três salários mínimos. Não são contempladas residências alugadas, em situação de risco ou de famílias com renda superior ao limite estipulado.
“Na prática, o programa chega e faz todo um trabalho de resgate de autoestima, de valorização à vida, dando apoio até para que os contemplados vivam com mais saúde, pois há muitos que chegam a sofrer com problemas respiratórios por viver em casas com paredes mofadas, devido às infiltrações provocadas pelos dias chuvosos”, destacou o secretário.