Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 03 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Salvador registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Cidade
Icone - Autor
Redação 03 de Outubro, 2025

A capital baiana confirmou, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol ligado ao consumo de bebidas alcoólicas. De acordo com o Ministério da Saúde, a ocorrência não resultou em morte e ainda aguarda confirmação laboratorial. Este é o segundo caso em análise no estado.

O primeiro registro foi feito em Feira de Santana, onde Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, faleceu após ser atendido na UPA do bairro Queimadinha. Segundo familiares, ele foi encontrado em casa com palidez e alteração no nível de consciência. O homem tinha histórico de dependência alcoólica.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que amostras biológicas serão enviadas para análise, e o resultado deve ser divulgado em até sete dias.

Situação no Brasil

Até as 16h desta sexta-feira, o Ministério da Saúde contabilizou 128 notificações de intoxicação por metanol no país. Destas, 116 ocorreram em São Paulo — com 11 casos confirmados, 90 em investigação e 15 descartados. Há ainda seis casos em análise em Pernambuco, dois na Bahia e no Distrito Federal, além de um no Paraná e outro no Mato Grosso do Sul.

No total, foram registradas 12 mortes: uma confirmada em São Paulo e 11 sob investigação (oito em São Paulo, uma em Pernambuco, uma na Bahia e uma em Mato Grosso do Sul).

Alerta do Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a alertar a população sobre os riscos de ingerir bebidas de origem duvidosa, principalmente destilados incolores.

“Evite consumir destilados se não houver certeza da procedência. Não se trata de um item essencial como os da cesta básica, mas de lazer. Neste momento, a prevenção não causa prejuízo à vida das pessoas”, destacou.

Medidas emergenciais

Para enfrentar a situação, o governo federal já distribuiu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico — usado como antídoto em casos de intoxicação — e está em processo de aquisição de mais 150 mil ampolas, que serão destinadas ao SUS em todo o país.