
Empresários pedem a Alckmin que governo negocie adiamento do tarifaço de Trump

Durante uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), Geraldo Alckmin (PSB), nesta terça-feira (15), empresários brasileiros solicitaram ao governo que negocie com os Estados Unidos o adiamento da tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump. A taxação está prevista para entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto.
Segundo Alckmin, o setor produtivo pediu um prazo de até 90 dias, para se adequar à nova realidade comercial. “O prazo é muito exíguo”, afirmou o vice-presidente em entrevista, destacando que o governo brasileiro tenta abrir diálogo com autoridades norte-americanas há dois meses.
Os empresários também se colocaram à disposição para dialogar diretamente com produtores americanos e buscar articulações que possam evitar ou suavizar os efeitos do tarifaço.
O encontro, que aconteceu em Brasília, faz parte de uma série de reuniões promovidas por um comitê interministerial criado por Lula para lidar com a crise. Participam do grupo representantes da Casa Civil, Fazenda, Relações Exteriores e MDIC.
Alckmin também informou que o governo pretende ouvir empresas norte-americanas instaladas no Brasil e entidades binacionais de comércio nos próximos dias.