
Juros para financiar carro são os maiores da história do Brasil

Os juros para financiamento de veículos no Brasil atingiram 29,5% ao ano no início de 2025, o maior patamar já registrado desde o início da série histórica do Banco Central, em 2011. O aumento acompanha a alta da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,25%, e reflete o impacto do crédito mais caro no mercado automotivo.
“É o maior custo de financiamento de nossa história, e mesmo assim o mercado continua crescendo”, afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional das Montadoras de Veículos Automotores (Anfavea).
Nos últimos anos, os juros para compra de automóveis haviam se mantido em torno de 25% ao ano, mas dispararam no segundo semestre de 2024, após sucessivos aumentos na Selic para conter a inflação. Mesmo com esse cenário, os números da indústria seguem positivos. No primeiro bimestre de 2025, a produção de veículos cresceu 18%, enquanto os emplacamentos avançaram 9% e as exportações saltaram 55%.
Outro dado que chama atenção é a inadimplência, que se mantém estável, apesar do custo elevado do crédito. Segundo o Banco Central, a taxa de atraso no pagamento de financiamentos está em 2,6% para empresas e 4,37% para pessoas físicas.
Questionado sobre o contraste entre todos esses números, Lima Leite respondeu: “O crescimento do país e o aumento do emprego e da renda ajudam a compensar os juros mais altos. O Brasil tem uma demanda muito reprimida desde o início da pandemia e só agora está retomando o mesmo ritmo de antes. É um crescimento consistente e que deve continuar”, disse Leite.