Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 02 de Fevereiro, 2026
Redação 02 de Fevereiro, 2026
Icone - Autor

Novas regras de segurança do Pix passam a valer a partir desta segunda (2)

Economia
Icone - Autor
Redação 02 de Fevereiro, 2026

Entraram em vigor nesta segunda-feira (2), as novas regras de segurança do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), que passam a ser obrigatórias para todas as instituições financeiras. As mudanças ampliam os mecanismos de devolução de valores e têm como foco o combate a fraudes e falhas operacionais.

A principal mudança é a adoção obrigatória da versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Com a atualização, a restituição de valores não fica mais limitada à conta utilizada inicialmente no golpe. A partir de agora, o rastreamento poderá alcançar outras contas para as quais o dinheiro tenha sido transferido, prática comum em esquemas fraudulentos.

“​Essa identificação vai ser compartilhada com os participantes envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação”, disse o BC. 

Segundo o Banco Central, a medida deve aumentar a identificação de contas envolvidas em fraudes e facilitar a recuperação dos valores pelas vítimas. O órgão também avalia que o compartilhamento dessas informações entre as instituições participantes ajudará a impedir que contas suspeitas continuem sendo usadas em novos crimes.