Clima
Min 24ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 11 de Novembro, 2024
Redação 29 de Janeiro, 2024
Icone - Autor

Salário mínimo com valor reajustado começa a ser pago nesta semana; confira detalhes

Economia
Icone - Autor
Redação 29 de Janeiro, 2024

Levando em conta crescimento da economia, reajuste dá pontapé inicial na retomada da política de valorização do salário mínimo; valor tem aumento de quase 7%

A partir da próxima quinta-feira (1º), o novo salário mínimo nacional passa a ser pago aos trabalhadores brasileiros. Válido desde o início de 2024, o valor de R$ 1.412 – que representa um aumento de quase 7% – corresponde ao período trabalhado em janeiro.

Além dos funcionários ativos, as pessoas que recebem benefícios vinculados a esse valor, como o seguro-desemprego e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também recebem o total reajustado no contracheque de fevereiro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) cerca de 59,3 milhões de cidadãos têm rendimento ligado ao salário mínimo.

Uma novidade para 2024 foi a retomada da política de valorização do salário mínimo, com o objetivo de garantir aumento real, levando em conta o crescimento da economia. Além do aumento do valor salarial, valor de benefícios e serviços que usam o piso nacional como referência também são modificados. São eles: Abono salarial PIS/Pasep, benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contribuições mensais dos Microempreendedores Individuais (MEIs), entre outros.

Conforme a Constituição, o salário mínimo deve ter reajuste ao menos pela inflação, para garantir a manutenção do poder de compra. Durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o reajuste do salário mínimo seguiu essa regra, apenas pela inflação, sem ganho real.