Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 19 de Dezembro, 2025
Redação 16 de Dezembro, 2025
Icone - Autor

‘O Agente Secreto’ e outras três produções brasileiras entram na pré-lista do Oscar 2026

Entretenimento
Icone - Autor
Redação 16 de Dezembro, 2025

O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional com a divulgação das pré-listas oficiais do Oscar 2026, anunciadas nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ao todo, quatro nomes ligados ao Brasil aparecem entre os selecionados preliminares em diferentes categorias da premiação.

O principal destaque é o longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que figura na pré-lista de Melhor Filme Internacional. A produção também foi incluída em outra categoria da disputa, ampliando as chances brasileiras na próxima edição do Oscar.

A presença brasileira se estende ainda a outros três trabalhos: “Apocalipse nos Trópicos”, que aparece na categoria de Melhor Documentário; “Amarela”, selecionado entre os concorrentes a Melhor Curta-Metragem; e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, que integra a pré-lista de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.

As listas preliminares contemplam 12 categorias. Os cinco indicados finais serão anunciados no dia 22 de janeiro de 2026, enquanto a cerimônia de premiação está marcada para 2 de março.

Ambientado na década de 1970, “O Agente Secreto” acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho mais novo, em meio ao clima de repressão e vigilância da ditadura militar. O protagonista é interpretado por Wagner Moura, cuja atuação vem sendo elogiada pela crítica internacional. Além de concorrer a Melhor Filme Internacional, o longa também aparece entre os dez pré-selecionados da categoria de Direção de Elenco.

O filme chega fortalecido à disputa após acumular reconhecimentos fora do país. Recentemente, foi indicado ao Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, além da indicação de Wagner Moura como Melhor Ator. A produção também venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional do New York Film Critics Circle Awards e ficou em segundo lugar na principal categoria do prêmio dos críticos de Los Angeles, resultados considerados indicativos importantes na corrida pelo Oscar.