Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
sábado, 14 de Dezembro, 2024
Redação 19 de Novembro, 2024
Icone - Autor

Após ‘vaquinha’ para viajar, baiana ganha ouro em competição no Panamá

Esportes
Icone - Autor
Redação 19 de Novembro, 2024

Moradora do Subúrbio de Salvador, a ginasta Maria Clara Gomes tem apenas 13 anos

A jovem Maria Clara Gomes, de apenas 13 anos, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, realizado no Panamá. Moradora do Subúrbio de Salvador, a ginasta precisou realizar uma vaquinha para custear sua participação no campeonato e enfrentou crises convulsivas que colocaram sua saúde à prova. Determinada, a atleta celebrou o feito histórico:

“Quero levar a ginástica da Bahia ao nível mais alto. Este é um grande começo, mas ainda tenho muito a conquistar. Meu sonho é estar nas Olimpíadas, e cada dia estou mais próxima desse objetivo.”

A mãe de Maria Clara, Ana Cláudia, relatou a luta da família para viabilizar a viagem da filha, que incluiu rifas, campanhas na televisão e o apoio de pessoas desconhecidas.

“Depois de tanta luta e tantas noites sem dormir, conseguimos formar uma corrente de solidariedade que nos permitiu estar aqui hoje”, afirmou emocionada.

A trajetória da ginasta, que começou no ballet e migrou para a ginástica rítmica aos cinco anos, tomou um rumo decisivo em 2021, quando ela encontrou sua paixão pela modalidade aeróbica.

Maria Clara já acumula um histórico de conquistas, como Vice-Campeã Brasileira em 2022, Campeã Baiana no mesmo ano (trio), medalhista de bronze em 2023 e 2024 no Baiano, finalista do Brasileiro e da Copa Sul-Americana deste ano e o 4º lugar no Sul-Americano. Toda essa dedicação reflete sua intensa rotina de treinos no Centro de Treinamento TALENT, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Criado por Eliana e Adison Mirales em 2015, o TALENT surgiu como resposta às dificuldades enfrentadas por Eliana, que, apesar de precisar abandonar sua carreira de atleta por falta de recursos, dedicou-se a ensinar crianças da comunidade local.

A avó da atleta, Ana Rita das Neves, falou com orgulho sobre o esforço da neta, que sai de casa, em Mirantes de Periperi, às 6h e só retorna às 21h30, após longos dias de treino.

“É um sentimento maravilhoso ter uma atleta na família. Todos ficam maravilhados e até um pouco enciumados com a dedicação dela”, brincou.

Maria Clara desembarca em Salvador nesta segunda-feira (18), às 12h, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, trazendo não apenas uma medalha de ouro, mas também a inspiração para outros jovens que sonham em superar barreiras e alcançar seus objetivos.