
STJD pune Bruno Henrique com 12 jogos de suspensão por conduta antidesportiva

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi punido com 12 jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (4). A decisão está relacionada a um episódio ocorrido em 2023, durante a partida contra o Santos no Mané Garrincha, pelo Brasileirão, quando ele foi acusado de forçar um cartão amarelo para beneficiar apostadores. Além da suspensão, Bruno Henrique terá de pagar multa de R$ 60 mil.
O jogador foi absolvido da acusação mais grave de manipulação de resultado, prevista no artigo 243 do Código de Justiça Desportiva, mas, por 4 votos a 1, os auditores entenderam que ele agiu de forma contrária à ética esportiva.
O Flamengo pretende recorrer da decisão, que será analisada no pleno do STJD. Enquanto o recurso não é julgado, o clube deve pedir efeito suspensivo, que costuma ser garantido em casos de suspensão superior a dois jogos.
Bruno Henrique acompanhou a sessão por videoconferência, se declarou inocente e fez um breve pronunciamento. Além do atacante, outros quatro atletas amadores foram denunciados, sendo que três participaram virtualmente da audiência.