ADEP inicia série de encontros para ouvir defensores públicos da Bahia
A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) lançou, na terça-feira (26), a iniciativa “ADEP com você”, que visa aproximar a entidade de seus associados, ouvindo suas demandas e fortalecendo sua atuação institucional. O primeiro encontro ocorreu em Salvador, com a Instância Superior, grupo formado por defensores que atuam no segundo grau do Tribunal de Justiça.
Durante o encontro, os profissionais puderam compartilhar experiências acumuladas ao longo de suas trajetórias na Defensoria, consideradas essenciais para orientar as ações da associação.
A presidente da ADEP-BA, Bethânia Ferreira, também conversou virtualmente com os defensores Ethiene Wenceslau e Gabriel Lacerda, que atuam no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, reforçando o compromisso de ouvir tanto os profissionais da capital quanto do interior.
“Desde o início, assumimos o compromisso de estarmos próximos dos colegas, presencial ou virtualmente, porque entendemos que só é possível representar os interesses da categoria ouvindo quem está no dia a dia da Defensoria”, afirmou Bethânia Ferreira.
O calendário da iniciativa prevê encontros semanais ao longo dos próximos 12 meses, abrangendo diferentes regiões do estado, incluindo Feira de Santana, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, entre outras localidades.
Além da escuta das demandas dos defensores, a ação também aborda a ampliação do orçamento da Defensoria Pública da Bahia para 2026, com a associação intensificando o diálogo com parlamentares e autoridades sobre a necessidade de valorização da carreira e aporte adequado de recursos.