Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 29 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Após deixar presidência, Barroso decidirá permanência no STF depois de retiro espiritual

Justiça
Icone - Autor
Redação 29 de Setembro, 2025

Após deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso afirmou que ainda não decidiu se continuará na Corte. A definição, segundo ele, será tomada em outubro, durante um retiro espiritual de uma semana.

Barroso transmite o comando do tribunal nesta segunda-feira (29), para o ministro Edson Fachin. Em entrevista, o magistrado contou que havia feito um acordo com a esposa, já falecida, para deixar o Supremo ao fim da presidência e aproveitar a vida pessoal.

“Eu já disse isso com toda franqueza: quando minha mulher viva ainda tinha, nós tínhamos um ajuste de que eu sairia depois da minha presidência, para aproveitar o instante, para a gente passear. Essa motivação já não tenho”, disse Barroso à GloboNews neste domingo (28).

O ministro ressaltou que pretende usar o retiro como momento de reflexão sobre sua trajetória e o futuro profissional fora do ambiente de exposição política. 

“Vou fazer um retiro espiritual em outubro. Uma semana. E vou decidir. Eu gosto do STF. Tenho uma relação boa com meus colegas. Às vezes tenho a sensação de ter cumprido um ciclo. Não quero lugar de nenhum embaixador”, contou o ministro.

Apesar das incertezas, Barroso deixou claro que, caso permaneça na vida pública, sua preferência é continuar no Supremo. 

“Se for pra ficar no setor público eu ficaria no Supremo. O Supremo tem muitas coisas boas. Tem um lado negativo: a exposição das pessoas que você gosta. Minha mulher sofria, meus filhos. Um nível de maldade”, concluiu Barroso.