
Barroso nega novo pedido de Bolsonaro para afastar Moraes de inquérito do golpe

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, rejeitou mais um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.
Os advogados de Bolsonaro alegam que Moraes tem interesse pessoal na causa, já que se reconhece como uma das vítimas dos atos investigados.
“A simples alegação de que o Min. Alexandre de Moraes seria vítima dos delitos em apuração não conduz ao automático impedimento de Sua Excelência para a relatoria da causa, conforme já foi consignado pelo Plenário deste Supremo Tribunal Federal”, argumentou Barroso na decisão.
O presidente do STF também alertou que, se a tese da defesa fosse aceita, o Judiciário ficaria impossibilitado de investigar crimes contra o Estado Democrático de Direito. “Todos os órgãos do Poder Judiciário, e inclusive este Supremo Tribunal Federal, estariam impedidos de apurar esse tipo de criminalidade contra o Estado Democrático de Direito e contra as instituições públicas”, concluiu o presidente do STF.