
Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar aniversário da filha
Ex-presidente, em prisão domiciliar, solicitou a presença de convidados e hospedagem de maquiador durante o fim de semana do evento

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar uma comemoração de 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro, em sua residência. A solicitação foi feita nesta quarta-feira (16) por meio de seus advogados, que pedem a liberação de entrada de convidados e autorização especial para hospedagem de um profissional.
De acordo com a petição, a celebração está marcada para o sábado (18) e terá a presença de amigos da adolescente, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e de outros convidados já autorizados a participar de encontros religiosos no local. A defesa também pediu permissão para que o maquiador Pablo Agustin, amigo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, possa se hospedar na residência entre os dias 17 e 19 de outubro.
Segundo os advogados, o evento tem caráter estritamente familiar e não terá conotação política.
“Trata-se de um almoço de cunho familiar, sem qualquer conotação pública ou política, restrito ao círculo pessoal da família do peticionante”, afirmou a defesa no documento enviado ao Supremo.
Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação de Alexandre de Moraes, no âmbito de inquérito que investiga uma suposta atuação do ex-presidente e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), junto ao governo dos Estados Unidos para pressionar autoridades brasileiras.
O caso envolve o pedido de aplicação da Lei Magnitsky, legislação americana que prevê sanções a pessoas acusadas de violar direitos humanos.
No mês passado, a Primeira Turma do STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão no processo relacionado à chamada trama golpista, investigação que apura a tentativa de abalar as instituições democráticas após o resultado das eleições de 2022.