Clima
Min 21ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 12 de Novembro, 2025
Redação 02 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Cármen Lúcia rebate advogado de Ramagem: ‘Sabe a diferença entre voto auditável e impresso?’

Justiça
Icone - Autor
Redação 02 de Setembro, 2025

A ministra Cármen Lúcia rebateu nesta terça-feira (2), durante o julgamento da trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado do deputado Alexandre Ramagem (PL), que falava sobre o voto impresso. 

Paulo Cintra tratou voto impresso e voto auditável como se fossem sinônimos, mas a ministra apontou que os conceitos são distintos. 

“Vossa Senhoria sabe a distinção entre processo eleitoral auditável e voto impresso, porque repetiu como se fosse sinônimo e não é, porque o processo eleitoral é amplamente auditável no Brasil, passamos por uma auditoria e para que não fique para quem assiste a ideia de que não é auditável. Uma coisa é a eleição com processo auditável, outra coisa é o voto impresso, disse a ministra

A ministra destacou ainda que a defesa do voto impresso, defendida por alguns investigados da trama golpista e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não se confunde com a segurança e a transparência do sistema eleitoral brasileiro. 

“Uma coisa é a eleição com processo auditável, outra coisa é o voto impresso. O que se fez foi o tempo todo dizer que precisava de voto impresso, que tem a ver com o segredo do voto, a lisura e a rigidez do direito de cada cidadã e cidadão votar só de acordo com o que ele pensa e ninguém saber disso”, completou a ministra.