Clima
Min 23ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sábado, 14 de Fevereiro, 2026
Redação 26 de Dezembro, 2025
Icone - Autor

CGU afasta auditor acusado de agredir mulher e criança e proíbe acesso a prédios do órgão

Justiça
Icone - Autor
Redação 26 de Dezembro, 2025

Medidas administrativas foram anunciadas após divulgação de imagens de agressão ocorrida em Brasília; corregedoria e comissão de ética abriram investigação

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, anunciou nesta quarta-feira (24) medidas administrativas contra o auditor David Cosac Júnior, acusado de agredir uma mulher e o filho dela, de 4 anos, durante uma discussão no dia 7 de dezembro, em Brasília. Entre as ações adotadas está a proibição de acesso do servidor aos prédios da CGU enquanto durarem as apurações.

Em nota, o ministro afirmou ter recebido “com indignação” as informações e imagens divulgadas pela imprensa e classificou os fatos como “gravíssimos e inaceitáveis”. David Cosac Júnior, de 49 anos, é auditor da CGU, recebe salário mensal de cerca de R$ 25 mil e, até o momento, não está preso.

A CGU informou que o caso foi encaminhado à Corregedoria-Geral da União e à Comissão de Ética, que abriram investigação preliminar para apurar responsabilidades ética e disciplinar. Também foi determinada a revogação imediata da designação do servidor como substituto eventual da chefia imediata, com publicação no Diário Oficial da União.

Segundo o órgão, as medidas visam preservar o ambiente institucional e garantir o regular andamento das investigações administrativas, que seguem em paralelo às apurações na esfera criminal.