Ex-ministro Anderson Torres cumprirá pena na Papuda, determina Moraes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25), o início do cumprimento da pena do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Ele deverá ficar detido no 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.
A decisão foi tomada após a defesa de Torres optar por não apresentar novos recursos após a condenação no caso da trama golpista. O prazo para protocolar embargos de declaração terminou na segunda-feira (24), o que levou à certificação do trânsito em julgado.
Torres foi condenado a 24 anos de prisão em regime inicial fechado e de acordo com o STF, o ex-ministro teve participação ativa em ações que buscavam manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após as eleições de 2022.
As acusações incluem articulação jurídica para decretos de exceção, influência irregular sobre forças de segurança e envolvimento na disseminação de informações falsas contra o sistema eleitoral.
As investigações também apontam que, ainda durante sua gestão no Ministério da Justiça, Torres interferiu na atuação da Polícia Rodoviária Federal. Ele teria autorizado relatórios de inteligência sobre áreas de votação favoráveis a Lula no primeiro turno e coordenado operações que dificultaram o deslocamento de eleitores no segundo turno.