Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
domingo, 01 de Fevereiro, 2026
Redação 28 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Exército autoriza ida de Mauro Cid para a reserva após condenação por trama golpista

Justiça
Icone - Autor
Redação 28 de Janeiro, 2026

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou a transferência do tenente-coronel Mauro Cid para a reserva da instituição. Cid foi condenado a dois anos de prisão em regime semiaberto no processo que apura a tentativa de golpe de Estado.

O pedido para a passagem à reserva havia sido protocolado pela defesa em agosto do ano passado, antes da condenação. Com a decisão, Mauro Cid mantém a patente de tenente-coronel, mas deixa oficialmente a ativa do Exército. Na prática, ele precisará desocupar a Vila Militar, conjunto habitacional destinado a militares da ativa e seus dependentes.

A mudança também encerra a obrigação de prestação de serviço diário ao Exército Brasileiro. Cid não poderá comandar tropas nem ocupar funções administrativas. Segundo o advogado Jair Alves Pereira, o militar passa à condição de reserva, podendo ser convocado apenas em caso de guerra. O defensor informou ainda que o processo administrativo deve ter início no sábado (31).

Como não completou 35 anos de serviço, a defesa solicitou o enquadramento de Mauro Cid na chamada “quota compulsória”, mecanismo que garante o recebimento de remuneração proporcional ao tempo de carreira militar já cumprido.