Clima
Min 21ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 12 de Novembro, 2025
Redação 09 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Flávio Dino segue Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e aliados

Justiça
Icone - Autor
Redação 09 de Setembro, 2025

O julgamento que analisa a tentativa de golpe de Estado protagonizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados avançou nesta terça-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Flávio Dino votou pela condenação de todos os réus, acompanhando o relator do processo, Alexandre de Moraes, que já havia decidido da mesma forma. Com isso, o placar parcial é de 2 a 0.

Dino aceitou integralmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e condenou os réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça grave e dano a patrimônio tombado.

Entre os condenados está Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e atualmente deputado federal, que recebeu condenação por três dos cinco crimes imputados. Por causa do foro parlamentar, ele não responde pelos crimes relacionados a dano qualificado por violência, ameaça grave e prejuízos ao patrimônio da União, ligados aos atos de 8 de janeiro.

A definição das penas ainda não ocorreu. A expectativa é que elas sejam anunciadas ao final da votação, que será retomada nesta quarta-feira (10) com os votos de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Se confirmadas, as condenações podem chegar a até 30 anos de prisão em regime fechado.