
Mariana Ferrer assume cargo no STM e reforça defesa da dignidade das vítimas
Ativista anuncia fórum internacional sobre direitos das vítimas, com etapas no Brasil e na Europa, e destaca o compromisso de humanizar o atendimento no sistema de Justiça

A jurista e ativista Mariana Ferrer tomou posse como assessora jurídica da presidência do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília. Reconhecida pela atuação em defesa das vítimas de violência institucional, Ferrer afirmou que pretende pautar seu trabalho pelo respeito à dignidade e à integridade das pessoas atendidas pelo sistema de Justiça.
“Mais do que cumprir um protocolo, trata-se de reconhecer a vítima em sua integralidade, resguardando sua dignidade”, declarou durante a cerimônia.
A nomeação marca um novo capítulo na trajetória de Mariana Ferrer, que ficou conhecida após o caso que levou à criação da Lei nº 14.245/21 — batizada com seu nome —, voltada à proteção de vítimas e testemunhas durante processos judiciais.
Durante o evento, ela também anunciou o Fórum Internacional de Direitos das Vítimas (INTERVID), cuja primeira edição será realizada em 18 de novembro, no Congresso Nacional, em comemoração aos quatro anos da lei. O fórum terá uma etapa internacional em dezembro, na Europa, e deve resultar na “Carta da Cidade-Sede”, documento que será apresentado ao Conselho da ONU, em Genebra, em 2025.