Clima
Min 23ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
sábado, 31 de Janeiro, 2026
Redação 27 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Ministro do STF mantém prisão do Careca do INSS

Justiça
Icone - Autor
Redação 27 de Janeiro, 2026

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, investigado como principal operador de um esquema de descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão foi proferida nesta segunda-feira (26) e tramita sob sigilo. No despacho, Mendonça considerou que a soltura do investigado representa risco concreto de reiteração criminosa, além da possibilidade de interferência na colheita de provas e influência sobre testemunhas envolvidas no caso.

O ministro também rejeitou um pedido apresentado pela defesa para desbloqueio de valores que, segundo os advogados, seriam destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas de empresas ligadas ao lobista. Para o STF, não há elementos suficientes que justifiquem a liberação dos recursos neste momento da investigação.

Em nota, a defesa de Antônio Carlos Antunes afirmou que a prisão “não preenche os requisitos legais, uma vez que todas as atividades de suas empresas foram encerradas, não há risco de fuga ou de atrapalhar as investigações”.

Ainda na mesma decisão, André Mendonça determinou que a Polícia Federal preste esclarecimentos sobre a realização de eventuais mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao lobista sem autorização judicial. A medida atende a questionamento levantado pela defesa no curso do processo.