Moraes dispensa ministro da Defesa de depor em processo sobre tentativa de golpe
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (15), dispensar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de prestar depoimento como testemunha em uma das ações penais que investiga a tentativa de golpe de Estado.
Múcio havia sido citado pela defesa de Rafael Martins de Oliveira, conhecido como “Kid Preto”, réu no chamado núcleo 3, grupo apontado como responsável por planejar e prestar apoio operacional à trama golpista. O depoimento do ministro estava agendado para o próximo dia 22 de julho, às 9h.
Por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), José Múcio solicitou ao Supremo a dispensa, alegando desconhecimento dos fatos investigados no processo. “O requerente informa que desconhece os fatos objeto de apreciação na presente ação penal, motivo pelo qual requer o indeferimento da sua oitiva na qualidade de testemunha”, diz o pedido enviado ao STF.
Atendendo ao pedido, Moraes decidiu cancelar a oitiva. O núcleo do qual Rafael faz parte é formado por 10 réus, a maioria com vínculos com as Forças Armadas.