Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 19 de Dezembro, 2025
Redação 20 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Moraes proíbe Malafaia de deixar o Brasil e PF cumpre mandado contra o pastor

Justiça
Icone - Autor
Redação 20 de Agosto, 2025

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (20), mandado de busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O líder religioso teve os celulares recolhidos e está proibido de deixar o país.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro da investigação da PET nº 14129, que apura tentativas de obstrução de Justiça relacionadas à trama golpista.

Entre as medidas cautelares impostas pelo ministro, está a apreensão dos aparelhos e também o impedimento do pastor de manter contato com outros investigados.

O Malafaia foi abordado por agentes federais ao desembarcar de um voo vindo de Lisboa. Ele foi levado para uma sala reservada no aeroporto, onde prestou depoimento.

A decisão partiu de pedido da Polícia Federal e contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). No documento, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet, a PGR afirma que Malafaia atuou como “orientador e auxiliar” de ações atribuídas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

“Impõe-se concluir que estão associados no propósito comum, bem como nas práticas dele resultante, de interferir ilicitamente no curso e no desenlace da Ação Penal n. 2668 [da tentativa de golpe], em que o ex-presidente figura como réu”, disse Gonet.