
Novo ministro da Secom pagou para encerrar ação sobre fraude, aponta UOL
A Leiaute Comunicação pertence ao publicitário Sidônio Palmeira, novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência

A Leiaute Comunicação, empresa do publicitário Sidônio Palmeira, novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, fez um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para encerrar uma ação judicial que investigava fraudes em contratos de publicidade com o governo estadual. Para encerrar o processo, a empresa pagou uma multa, conforme reportado pelo UOL.
Sidônio, que foi marqueteiro da campanha de Lula em 2022 e conselheiro informal do presidente, deve assumir o cargo oficialmente na próxima semana. Ele trabalhou também nas duas campanhas vitoriosas de Jaques Wagner ao governo da Bahia (2006 e 2010) e também nas do sucessor, Rui Costa (2014 e 2018). Com essa proximidade e sucessivas vitórias eleitorais no estado.
Segundo o MP-BA, a Leiaute foi acusada de falsificar processos de subcontratação para fornecer serviços de propaganda ao governo baiano, o que teria causado prejuízos à administração pública. A ação foi movida em 2022, resultando no acordo para encerramento do caso.
Procurado, Sidônio afirmou que esses processos de subcontratação eram de responsabilidade de uma produtora contratada pela Leiaute e que o serviço foi interrompido após a constatação das suspeitas de irregularidades.