Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 10 de Outubro, 2025
Redação 10 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Saiba quem é o baiano Bruno Dantas, cotado para o STF

Justiça
Icone - Autor
Redação 10 de Outubro, 2025

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, natural de Salvador, é um dos nomes cotados para assumir a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dantas chegou a Brasília aos 19 anos, onde concluiu a graduação em Direito e iniciou sua carreira como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Posteriormente, atuou como Consultor Legislativo do Senado Federal por 11 anos, antes de ser nomeado ministro do TCU em 2014, aos 36 anos.

Reconhecido como um dos mais influentes processualistas do país, Dantas é doutor e mestre em Direito pela PUC-SP, possui pós-doutorado pela UERJ e experiência internacional como pesquisador visitante em instituições como a Benjamin N. Cardozo School of Law, em Nova Iorque, o Max Planck Institute, em Luxemburgo, e a Panthéon-Sorbonne, em Paris.

No TCU, Dantas conduziu auditorias estratégicas, incluindo a fiscalização do processo eleitoral brasileiro e também é reconhecido por sua habilidade em promover diálogo institucional e encontrar soluções em processos complexos de infraestrutura e gestão pública.

O ministro também se dedica à docência e pesquisa, lecionando graduação, mestrado e doutorado na UERJ, além de programas de pós-graduação da FGV e da Universidade Nove de Julho, e possui uma extensa produção acadêmica com livros e artigos publicados.

Em sua avaliação, a formação e a experiência prática no serviço público foram fundamentais para desenvolver uma visão moderna da administração. “Os bancos da universidade forneceram-me instrumentos para decidir com razão e técnica. Os anos de experiência como servidor público concursado, que jamais ocupei cargo de livre nomeação, legaram-me uma visão moderna do papel da administração pública”, afirmou Dantas.