Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 21 de Janeiro, 2025
Redação 06 de Dezembro, 2024
Icone - Autor

Vereador é condenado a 14 anos de prisão por mandar matar médico em Paripiranga

Justiça
Icone - Autor
Redação 06 de Dezembro, 2024

A decisão foi proferida após júri popular realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador

O vereador reeleito de Paripiranga, Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira, e Leonardo Fraga Guimarães foram condenados a 14 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio do médico José Carlos Bezerra Carvalho. A decisão foi proferida após júri popular realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, que começou na terça-feira (3) e foi concluído na quarta-feira (4).

O crime ocorreu em 2 de maio de 2014, quando José Carlos foi baleado na cabeça ao sair de uma academia em Paripiranga, município a cerca de 400 km de Salvador. De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), o assassinato foi encomendado por Alexandre Magno, que considerava o médico uma ameaça à sua candidatura à prefeitura da cidade.

Leonardo, apontado como executor do crime, disparou dois tiros contra a vítima a mando do vereador. Segundo o MP-BA, a motivação foi classificada como fútil, agravando a pena de Alexandre. Leonardo também teve a pena aumentada devido à emboscada e à promessa de recompensa oferecida pelo mandante.

Durante o julgamento, um terceiro réu, Igor de Menezes Carvalho, acusado de pilotar a moto que levou Leonardo ao local do crime, foi absolvido por insuficiência de provas.

O caso foi marcado pela brutalidade e pelo impacto político na cidade, gerando repercussão estadual. A condenação reforça a gravidade do uso da violência em disputas eleitorais e a importância da responsabilização penal nesses casos.