Artemis II chega à Terra nesta sexta-feira (10), com resgate da tripulação no mar
A missão Artemis II se aproxima do encerramento após completar a primeira viagem tripulada ao redor da Lua em mais de cinco décadas. O retorno à Terra está previsto para as 21h07 desta sexta-feira (10), com pouso no Oceano Pacífico, nas proximidades de San Diego, nos Estados Unidos.
Na fase final do voo, a nave Orion passa por uma série de ajustes e verificações para garantir que a trajetória de reentrada ocorra dentro das condições ideais. Minutos antes de alcançar a atmosfera, o módulo de serviço é separado, deixando apenas a cápsula responsável por trazer os astronautas de volta. As informações são do A Tarde.
A descida ocorre em altíssima velocidade, próxima de 38 mil km/h, enquanto a estrutura enfrenta temperaturas superiores a 2.700°C. Nesse intervalo, há uma interrupção temporária na comunicação com a equipe em solo, que dura cerca de seis minutos.
Com a redução gradual da velocidade por meio de paraquedas, a cápsula realiza o pouso no mar. A partir desse momento, entra em ação a operação de resgate, que pode levar até duas horas para retirar a tripulação.
Os astronautas serão levados de helicóptero até o navio militar USS John P. Murtha, onde passam pelos primeiros exames médicos. Depois, seguem para o Centro Espacial Johnson, no Texas, para acompanhamento após a missão.
Mais do que um retorno, a Artemis II representa um avanço estratégico no programa espacial da NASA. A missão retoma voos tripulados no entorno da Lua e abre caminho para o objetivo de levar humanos novamente à superfície lunar nos próximos anos.
O projeto também integra planos mais amplos, que incluem a permanência contínua na Lua e futuras missões a Marte, além de interesses científicos e energéticos ligados a recursos presentes no satélite natural, como o hélio-3.