Baleia beluga apelidada de “espiã russa” é encontrada morta; entenda
A organização sem fins lucrativos Marine Mind, que dedicou esforços à proteção da baleia, informou que o corpo foi localizado por pescadores na Baía de Risavika, no sul do país
Neste sábado (31), uma baleia beluga, carinhosamente apelidada de “Hvaldimir” e famosa por ter sido chamada de “espiã russa”, foi encontrada morta em águas norueguesas. O animal chamou atenção em 2019, quando apareceu na Noruega usando um cinto que parecia servir de suporte para uma câmera, gerando especulações de que poderia ter sido treinada para missões de espionagem.
A organização sem fins lucrativos Marine Mind, que dedicou esforços à proteção da baleia, informou que o corpo foi localizado por pescadores na Baía de Risavika, no sul do país. Embora a causa da morte ainda não tenha sido determinada, foram observadas marcas em seu corpo que podem ter sido causadas por aves ou outros animais marinhos.
O nome “Hvaldimir” é uma junção criativa de “hval”, que significa “baleia” em norueguês, e “dimir”, em referência ao presidente russo, Vladimir Putin. Essa associação surgiu pelo fato de a Marinha Russa ser conhecida por treinar golfinhos para fins militares, o que alimentou as suspeitas em torno da origem da beluga.
Sebastian Strand, biólogo marinho da Marine Mind, revelou que a beluga era frequentemente avistada nas águas norueguesas e tinha um comportamento amigável, demonstrando interesse em interagir com humanos. Até a sexta-feira (30), ela ainda respondia aos sinais dos pesquisadores.