Chanceler da Alemanha minimiza fala sobre Belém: “Eu disse que Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo, e Lula provavelmente concorda”
O chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz, voltou a comentar a declaração que gerou mal-estar com o Brasil após afirmar que sua comitiva ficou “contente por deixar Belém”, cidade que sediou a COP30. Ao falar pela primeira vez sobre o episódio, Merz minimizou a controvérsia e não pediu desculpas.
Durante coletiva ao lado do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em Berlim, nesta quarta-feira (19), Merz ironizou a repercussão ao afirmar que apenas elogiou seu próprio país. “Eu disse que a Alemanha é um dos países mais belos do mundo, e o presidente Lula provavelmente concordará com isso”, comentou.
O chanceler também afirmou esperar uma conversa “sem constrangimentos” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do G20, na África do Sul, na próxima semana.
“Aguardo com expectativa o reencontro com o presidente Lula. Tivemos um encontro pessoal muito bom em Belém. Esta tarde, o ministro do Meio Ambiente alemão, Carsten Schneider, conversou com o presidente Lula, e pedi que transmitisse minhas cordiais saudações. Espero que tenhamos outra boa conversa na África do Sul, sem qualquer constrangimento”, declarou.