Deputados democratas pedem a Trump revogação de tarifas sobre produtos brasileiros
Um grupo de deputados democratas dos Estados Unidos enviou uma carta ao presidente Donald Trump solicitando a revogação das tarifas que ainda incidem sobre produtos brasileiros. No documento, os parlamentares afirmam que a política comercial adotada pela Casa Branca não trouxe benefícios econômicos e tem causado prejuízos à relação bilateral entre os dois países.
Os congressistas questionam a decisão de retirar a sobretaxa aplicada à carne bovina brasileira, enquanto outros setores seguem sendo taxados. Segundo eles, a medida levanta suspeitas de favorecimento político à JBS, empresa brasileira que fez a maior doação individual ao comitê de posse de Trump.
De acordo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, cerca de 22% das exportações brasileiras para os Estados Unidos ainda estão sujeitas às tarifas. O impacto, segundo ele, é mais intenso sobre o setor industrial, considerado o mais afetado pelas medidas.
A carta é liderada pelos deputados Linda Sánchez e Adriano Espaillat, que afirmam que as tarifas não resultaram na criação de empregos nem no fortalecimento da indústria norte-americana. Em contrapartida, os parlamentares avaliam que a política comercial do governo Trump tem incentivado o Brasil a buscar maior aproximação com a China e outros parceiros internacionais.